Esse projeto investiga o desenvolvimento bilíngue intermodal a partir do estudo de uma língua de sinais e uma língua oral utilizadas por crianças surdas com implante coclear (CI) e crianças ouvintes filhas de pais surdos (codas). Esse estudo abre novas frentes de trabalho ao estabelecer uma comparação entre o desenvolvimento bilíngue intermodal em dois pares linguísticos, a saber: Inglês e a Língua de Sinais Americana (ASL); e o Português Brasileiro (PB) e a Língua de Sinais Brasileira (Libras).
A pesquisa faz uso tanto de dados com base em produção espontânea longitudinal, com crianças na faixa etária de 01 ano e 6 meses (1:6) até 04 anos, quanto de estudo experimental, com crianças na faixa etária de 04 a 07 anos. O objetivo é verificar: (a) como a exposição precoce à língua de sinais e à língua oral afeta o desenvolvimento de cada modalidade na criança surda sinalizante com CI; (b) até que ponto o desenvolvimento de bilíngues bimodais com input plenamente acessível é restringido de forma semelhante à que acontece com os bilíngues monomodais e (c) até qual nível de extensão o desenvolvimento linguístico da criança surda com CI que recebeu um input bimodal precoce se parece com o de uma criança bilíngue bimodal (codas).
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